terça-feira, 10 de maio de 2011

Reconstruindo os Muros com Deus!!!


Olá pessoal!!! você está desanimado? parece que tudo está de ponta cabeça...ótimo!!! medite nessa mensagem...ótimo alimento!!!!

2 CRONICAS 36:17-21 / AGEU 1:3,6,9 e AGEU 2:8-9,19
Israel havia vagado pelo deserto durante 40 anos para poder conquistar a terra prometida (Canaã).
Quando se estabeleceram em seu novo lar, era natural que desejassem algo mais permanente do que simples tendas, era necessário um templo, onde a presença de Deus pudesse habitar. Mas, Davi não poderia construir um templo porque ele era um homem de guerra, derramou muito sangue como diz em 1CR 22:8. Então a construção do templo, passou para o seu filho Salomão.
Salomão pediu muito sabedoria para liderar o povo na construção do templo, porém, o seu dom da sabedoria não significava que estaria livre de cometer erros: Ele desobedeceu às leis do Senhor se casando com mulheres estrangeiras, se misturou com pagãos, adorou e construiu altares para ídolos, instituiu altos impostos e utilizou o trabalho escravo. Um líder perde o foco e foge dos planos de Deus, e os seus liderados, o povo de Israel, passou a cometer grandes iniqüidades e desobediências diante do Senhor.

Deus é amor, mas é justiça também, naquele momento ele disse para o povo de Israel BASTA! E então ocorreu a queda de Jerusalém, levando as pessoas que sobreviveram para o cativeiro da babilônia e escravos de Nabucodonosor.
O povo de Israel já havia vagado 40 anos no deserto por desobediência, por não escutarem a voz dos profetas de Deus, e agora estavam no cativeiro porque mais uma vez não ouviram a voz de Deus, e devido à desobediência sofreram grandes conseqüências. (...)
Tornar Israel um povo santo, sempre esteve no coração de Deus, pois ele tinha um plano, uma aliança, uma promessa.
E assim, como o cativeiro se deu pelas mãos do Senhor o regresso se deu pela palavra de Deus, pois foi despertado o espírito de Ciro para que libertasse aquele povo e voltassem para Jerusalém para reconstruir o templo.        
 A reconstrução seria a prova que o cativeiro teria terminado e que Deus havia restaurado a sua aliança com seu povo.
"O amor de Deus desfaz, mas o mesmo amor refaz a sua história! Deus quebra tudo para poder fazer tudo novo."

Em Esdras é relatado tudo o que ocorreu durante a reconstrução, podemos observar a fidelidade de Deus e a infidelidade do seu povo.
As pessoas que retornaram do cativeiro da babilônia para Jerusalém foram ao total de 42.360 mil pessoas. Eles retornaram encorajados a realizar a construção do templo. E a palavra nos diz que quando eles lançaram os alicerces cantaram alegres dizendo: O Senhor é bom e o seu amor dura para sempre!
Porém, surge a primeira adversidade – A oposição da obra: No capítulo 4 de Esdras diz que quando os inimigos souberam da reconstrução do templo começaram a lançar palavras de desanimo, frustração e atemorizaram o povo, causaram grande confusão naquele local e então a palavra diz que a obra foi interrompida!
Surgem os profetas Ageu e Zacarias, que profetizaram sobre Jerusalém e encorajaram aquele povo a não desistir e sim continuar a construção do templo, porque ainda há esperança para Israel!!!

Mas, quando Israel saiu do cativeiro, eles estavam mais preocupados com seus assuntos particulares (casa, filhos, vida pessoal...) do que com a construção do templo de Deus, e mais uma vez Ageu foi usado por Deus para alertar aquele povo. E Deus trouxe como conseqüência seca e esterilidade devido a negligencia do povo com a obra.

Porém, Deus é tão lindo que diante da seca da esterilidade ele diz: “Eu estou com vocês”.
E no capítulo 2:4 de Ageu, Zorobabel o governador que estava com aquele povo, foram encorajados para não terem medo, porque havia uma aliança que foi formada por Deus quando eles saíram do Egito, e Deus sempre esteve com eles!!! E ainda o Senhor declara que: A glória deste novo templo será maior do que a do antigo!!!
verso 19: Ainda há alguma semente no celeiro? (ainda vocês tem fé, esperança?) Até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto de hoje em diante abençoarei vocês.

Declare: Ainda que a figueira não floresça, mesmo que a videira não dê o seu fruto, e nem haja alimento no campo. EU ME ALEGRAREI EM TI!

Surge Neemias, que ao saber de tudo o que estava acontecendo com Jerusalém ficou profundamente tocado e orou ao Senhor.
Neemias de um simples coopero passa a ser um grande líder para concluir a obra do templo de Deus. Foi para a Jerusalém não apenas ajudar na reconstrução do templo fisicamente, mas ele construiu a vida espiritual daquele povo! Neemias enfrentou muitas dificuldades, levantes, só que a diferença é que ele era um homem de oração. Ele não dava ouvidos a oposição, e nem batia de frente quando ouvia as afrontas ou deboches de Sambalate e Tobias. A diferença é que ele não permitiu que as adversidades entrasse na sua mente, descesse para o coração e fixasse na sua alma, mas tudo o que acontecia ele entregava em oração ao Senhor, pedindo para Deus fortalecer as suas mãos!
E em Neemias 6:15 é finalizada a construção do templo, e a palavra diz que quando os inimigos souberam disso ficaram atemorizados e com o orgulho ferido, pois perceberam que essa obra havia sido executada com a ajuda de Deus!

O que você quer dizer com tudo isso? A aliança de Deus não mudou, mesmo que nós seres humanos somos infiéis Deus permanecerá sempre fiel, ainda que eu me desanime com profecias aquilo que é de Deus será cumprido, mesmo que eu esteja na caverna fazendo a minha vontade uma hora Deus irá me tirar para poder cumprir a sua vontade, mesmo que eu esteja andando por caminhos que não agrade ao Senhor ele me puxará pela orelha quando for necessário! Essa é a aliança que é um acordo imutável de Deus e o homem.
A aliança de Deus é mais que um símbolo ela é espiritual, e quando o inimigo olha para você ELE estremece, ELE sabe que você é de Deus, pois há uma marca visível a qual ele não poderá tocar sem a permissão de Deus. A aliança de Deus também não mudará conforme os sentimentos de você para com Deus!

Quando nós olhamos para uma aliança observamos que ela não tem emendas, A aliança de Deus ela não é uma emenda, sua vida pode estar toda errada, (como o templo de Salomão) você pode fugir dos propósitos de Deus (como o povo de Israel), mas quando você reconhece Deus te quebra como um vaso para poder fazer tudo novo (como foi a reconstrução do templo), e aí ELE entra para estabelecer o querer DELE na sua vida, por isso Paulo diz em Gl 2:20: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim”.

E o povo de Israel e nós temos hoje a NOVA E ETERNA ALIANÇA EM CRISTO - A promessa de uma nova aliança está em Jeremias 31.31-33: "Vêm dias, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá, porei a minha lei no seu interior, e as escreverei no seu coração. Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." A nova aliança foi selada com o sangue de Jesus, com seu sacrifício voluntário, com sua morte; (Mt 26.28).  "Isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão de pecados".





Declare: Eu vou prosseguir, cheguei até aqui, e não vou desistir, eu viverei e cumprirei os propósitos de Deus pra mim...

Deus abençoe muitãoooooo!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário