sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Sofrimento de Jesus por nós!!!


Jesus sofreu muito em Getsêmani psicológicamente e espiritualmente. Getsêmani significa "prensa de olhos."
Em Lucas 22:44 diz: "E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue que corriam até o chão." Jesus agonizou em oração. E a palavra agonia significa sofrimento extremo (físico, mental ou espiritual). O único lugar que é mensionada significa "empenhado em combate." A agonia de Jesus é de quem estava preparado para um combate muito grande, a ponto de morrer. E por este fato em oração disse: "Senhor se possível afaste de mim este cálice; contudo não seja feita a minha vontade mas a tua." Vemos que Jesus estava totalmente submisso ao propósito que Deus o chamou. Mas a sua agonia era tão intensa que chegou a suar sangue. Este termo médico é chamado de hemoídrose ou hematídrose, e ocorre em pacientes que apresentaram extremo estresse ou um choque em seu sistema. Os capilares, veias e vasos em volta dos poros começam a se abrir ficando frágeis e rompem, ocorrendo um desequilíbrio funcinal do organismo e o sangue começa a misturar com o suor.
Em Lucas 22:40 Jesus ordenou para que os discípulos orassem para não entrarem em tentação. A tentação era opressão maligna. Jesus necessitava de companhia, mas em Mateus 26:56 diz que todos os seus discípulos os abandonaram. Jesus sofreu por causa do cálice que estava para beber. O cálice está escrito em salmos 75:8 que diz:" Porque na mão do Senhor há um cálice cujo vinho ferve, cheio de mistura, e dá a beber dele; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes." O cálice que Jesus teve que beber era nojento pois era o cálice do pecado. E a bíblia descreve como cálice de fezes, abominação. Ele tremia e se agonizava porque sentia o pecado mas não estava vendo.
Sendo assim, Jesus sofreu pelos nossos pecados e este foi o cálice que teve que beber; entrando em agonia suou sangue, e neste dia foi traído por Judas e abandonado pelos discípulos. E Jesus foi preso. Morrendo na cruz.
Mas diante de tudo isso a uma questão: Se Jesus veio tirar o pecado do mundo, por que Ele teve que morrer na cruz?
Antes de Jesus nascer o povo se purificava dos seus pecados. Os sacerdotes falavam do sacrifício de bode e ovelhas derramando o seu sangue para purificar o povo dos seus pecados, porque sem derramamento de sangue, não havia remissão (perdão) de pecados (Lev.16.32 e 33).
Sabe por que há necessidade de derramar sangue? porque a vida de toda a carne está no sangue (Lev.17:11). Esta afirmação foi feita a muitos anos atrás, mas hoje nós sabemos que o homem pode viver sem coração através da circulação extra corpórea, sem rim porque pode fazer diálise para filtrar o sangue, pode viver sem pulmão ficando ligado a um respirador, mas não pode ficar sem circulação de sangue porque certamente morrerá, daí vemos que a vida de toda a carne está no sangue, por isso que para o perdão dos pecados há necessidade de derramamento de sangue. "E quase todas coisas, segundo a lei, purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão." (Hb 9.22).
Jesus foi o nosso cordeiro sacrificado, que derramou o seu sangue para purificar os nossos pecados. Por isso, João Batista, quando viu Jesus se aproximando, disse: "...Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1:29)
Mas por que houve a necessidade de Jesus ser preso? Para que se cumprisse as escrituras.
" Mas tudo isto aconteceu para que se cumprisse as escrituras dos profetas. Então todos os discípulos, deixando-o, fugiram."
(Mt 26.56)
No açoitamento romano, a vítima era despida e presa a uma coluna, ou então, era curvada sobre um tronco com as mãos atadas a ele. O instrumento de tortura consistia em um curto cabo de madeira no qual estavam presas tiras de couro com pequenos pedaços de ferro ou osso preso nas pontas. Os golpes eram aplicados nas costas por dois algozes, um de cada lado da vítima. Os cortes eram tão profundos que apareciam as veias, as artérias e ás vezes até os órgãos internos. Muitas vezes a vítima morria durante o açoitamento ou flagelação. O fato de Jesus não ter conseguido levar a cruz deve ter sido por causa da horrível tortura que sofreu já durante o seu açoitamento. Tudo o que aconteceu com Jesus não foi por determinação humana, mas de acordo com a vontade de Deus, como tinha sido escrito pelos profetas de Deus. Quando Jesus foi preso, Ele foi muito maltratado e humilhado. Isaías profetizou a respeito deste sofrimento em Isaías 52:14 e esta profecia se cumpriu em Mateus 27:30-31.
Jesus usava uma túnica e essa foi sorteada entre os soldados, para que se cumprisse também a Escritura. Em Salmos 22:1-18 vemos a profecia da crucificação. Jesus sabia exatamente como morreria. Na época que Davi escreveu este salmo, não havia morte por crucificação, pois a crucificação era um método romano de execução primeiramente reservado aos escravos. E o cumprimento dessa profecia está em João 19:23-24.
Na crucificação Jesus disse, "tenho sede", este foi um cumprimento da escritura profetizado por Davi em salmo 69:21, que diz: "Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre." E a profecia se cumpre em João 19:28-30.
Pouco antes da sua morte, estando na cruz Jesus disse: "está consumado". Isso significa que a obra que Deus lhe havia dado estava terminada. "O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si." (Isaías 53:11)
Os ladrões que estavam ao lado de Jesus na cruz tiveram as suas pernas quebradas, mas de Jesus não foi quebrado nenhum osso sequer. "Porque isso aconteceu para que se cumprisse a escritura que diz: "Nenhum dos seus ossos será quebrado" (João 19:36)
• Profecia (Salmo 34:20) " Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra."
• Cumprimento (João19:32) "Foram pois os soldados e na verdade quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele fora crucificado. Mas, vindo a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas."
Jesus foi sepultado junto com os ímpios e com um rico:
• Profecia (Isaías 53:9) " E pulseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano em sua boca."
• Cumprimento (João 19:40-41) " Tomaram pois o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer na preparação para o sepulcro. E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado e, no horto, um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto."
Jesus falou da reconstrução do templo para lhes fazer saber o que lhe aconteceria. Porém, não entenderam que Ele falava da sua ressureição:
• Os soldados zombaram das palavras ditas por Jesus na sua crucificação (Mt 27:40) " E dizendo: Tu, que destróis o templo e, em três dias, o reedificas, salva-te a ti mesmo; se és o filho de Deus desce da cruz."
• Jesus usou outra figura do que lhe aconteceria, mas também não entenderam (Mt 12:40) " Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra."
E Jesus ressuscitou dos mortos ao terceiro dia!
• Cumprimento (Lucas 24:5-7) "...Por que buscais o vivente entre os mortos? Não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos como vos falou, estando ainda na Galiléia, dizendo: Convém que o Filho do Homem seja entregue nas mãos dos homens pecadores, e seja crucificado, e, ao terceiro dia, ressuscite."

Jesus tomou o nosso lugar na cruz, e suportou a terrível sentença de morte que Deus colocaria sobre cada um de nós.
A morte do Unigênito de Deus pagou os pecados de toda a humanidade.
Embora não possamos compreender toda a profundidade desse sacrifício,
dependemos dele para a nossa salvação!

Deus abençoe grandemente!
Jana

Nenhum comentário:

Postar um comentário