sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dizimos e ofertas


No antigo testamento em levitico 1,2,3,4,5 é mencionado as principais ofertas em forma de sacrifícios que os israelitas apresentavam ao Senhor
Oferta queimada: O propóstio era expiar pecados.
Oferta de majares: O propósito era mostrar honra e respeito a Deus em adoração. As ofertas eram temperadas com sal como um lembrete da aliança entre Deus e o povo.
Oferta pacífica: A importância era de simbolizar a paz e comunhão com Deus.
Oferta pelo pecado: O propósito era pagar pelos pecados involuntários de impureza descuido ou negligência.
Oferta pela culpa: O propósito era de pagar por pecados contra Deus e outros.
Todas as ofertas entregues no altar tinham como propósito o perdão e a restauração da comunhão com Deus. Mas, o cordeiro foi entregue, Jesus Cristo, pelos nossos pecados, tornando estes sacrifícios desnecessários.
O Antigo Testamento dá sentido ao Novo Testamento. Em Mateus 5 Jesus disse que veio para cumprir a lei, não para revogá-la. O antigo testamento aponta diretamente para Cristo como salvador.
Porque ser dizimista?
Dizimar é um ato de fidelidade. E ser fiel não é ser este mês, o mês que vem, o ano que vêm, mas sempre!
Em Malaquias 3.10 diz: que devemos trazer os dizímos a casa do tesouro, ou seja, a casa de Deus. Mas, quando não sou fiel, algo acontece no mundo espiritual:
1º Estou roubando a Deus: (Ml 3.8) "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais e me dizeis: Em que te roubamos? nos dizimos e nas ofertas alçadas". Tudo o que temos pertence a Deus, pois foi concedido por Ele. Quando recusamos a devolver parte daquilo que Ele nos tem dado, estamos roubando.
2º Idolátria ao dinheiro: (Mt 6.24) "Ninguém pode servir a doi senhores, porque ou há de odiar um e amar outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus ou a Mamom". Quando eu não dizimo passo a ter amor ao dinheiro e isso fará me afastar do amor de Deus. Ainda em provérbios 5.10 nos diz: "Quem amar ao dinheiro nunca se fartará de dinheiro". E em primeira timóteo 6.7-10 diz que nada levaremos deste mundo, os que querem ser ricos caem em tentação, porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça muitos se desviaram da fé.
3º legalidade ao devorador. (Ml 3.11) Quando trago o dizimo a casa do senhor o devorador é repreendido para que não consuma o fruto da terra. Tudo o que eu fizer, o dinheiro não será investido em vão, pois quando é entregue ao Senhor o devorador é repreendido.
Para onde a minha ofertar ou dizímo vão?
Em 2Crônicas 31.4-6, Ezequias estabeleceu a prática do dizímo. Cada cidadão deveria entregar a décima parte de sua renda aos sacerdotes e levitas, de forma que estes estivessem livres para servir a Deus e ministrar ao povo. O povo respondeu generosamente com suas primícias. Portanto, a obra do Senhor precisa de suportes do povo de Deus. A generosidade transforma as nossas ofertas em atos muito agradáveis a Deus. E também, em Malaquias 3.10 diz que devemos trazer os dizímos a casa do tesouro para que haja mantimentos.
Como devo dizímar?
1º Entregando o melhor: Em Malaquias 1.7-10 fala que o Senhor merece o melhor que temos a oferecer. E no versículo de 2 á 8 Deus acusou israel de desonrá-los ao oferecer sacrificios imperfeitos. O que damos a Ele reflete a nossa verdadeira atitude em relação a Ele.
2º Com alegria (2co 9.7) "Cada um contribua segundo propos no seu coração não com tristeza ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria". Não posso devolver a Deus se estou pensando: "Ai! com esse dinheiro iria fazer a compra. Ai! com esse dinheiro precisava comprar uma roupa. Ai! com esse dinheiro iria no restaurando com meu marido." Se você estiver segurando o dizímo pensando dessa forma, não irá dar com alegria. Deus manda darmos com alegria provavelmente porque talves nos tornamos mais parecidos com Jesus quando damos, e ele não dá resmungando. Quando lhe damos com alegria, abrimo-nos para receber dele com abundância!
3º Adorando ao Senhor: Quem disse que adoração se resume em cantar, dançar ou tocar? Dizimar é um ato de adoração. Dá mesma forma que você glorifica o nome do Senhor atraves da linda voz que Ele fez, assim como você glorifica a Deus dançando com os membros do seu corpo que Ele formou. Adore-o também nos dizimos e nas ofertas pois você está devolve o que Ele tem lhe dado!
E o que receberei?
2Co 9.6 Quem semeia pouco, pouco também ceifará. "O que semeia em abundância em abundancia também ceifará".
Lc 6.38 Dai e ser-vos-á dado boa medida, recalcada, sacudida e transbordante vos darão, porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário