domingo, 10 de abril de 2011

INTEGRIDADE



Olá pessoal! este final de semana para mim está sendo maravilhoso, pois no meu serviço estou tendo tempo de meditar na palavra de Deus. E hoje quero compartilhar com vocês sobre INTEGRIDADE - Será que somos realmente integros???


Então, vamos analisar o livro de Jó 2.1-3


- O Senhor perguntou a Satanás: de onde você veio?
- Satanás respondeu ao Senhor: De perambular pela terra e andar por ela.
- Disse então o Senhor a Satanás: Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, INTEGRO, homem que teme a Deus e evita o mal, ele se mantém INTEGRO, apesar de você me haver instigado contra ele para arruína-lo sem motivo.

E no versículo 9 diz: - Então sua mulher lhe disse:Você ainda mantém a sua INTEGRIDADE? Amaldiçoe a Deus e morra!

Nunca darei razão a vocês! Minha INTEGRIDADE não negarei jamais até a morte. Manterei minha retidão, e nunca deixarei;enquanto eu viver, a minha consciência não me repreenderá.


Hoje nós estamos vivendo em um mundo onde sofremos CRISES DE INTEGRIDADE. Este mundo está em falta de pessoas integras, e essas crises de integridade tem entrado nas igrejas.
Um exemplo de crises de integridade que tem entrado nas igrejas, é quando você vende algo para o seu irmão, você deposita a confiança que ele irá te pagar no prazo que determinou, mas passando alguns dias isso não acontece; quando você cobra o indivíduo ele fica furioso, como se dever fosse algo normal...rsrsrs...
A sociedade tem olhado muitos cristãos como pessoas não integras: não pagar o aluguel corretamente, ou então, você faz aquela imensa compra que muitas vezes não tem condições de pagar e passa um cheque sem fundo....

Amados, o padrão de Deus para o crente é que ele seja INTEGRO!!! para que possa ser o sal e luz neste mundo!!!

Eu já percorri por muitas igrejas, já observei pastores dizendo que você tinha por OBRIGAÇÃO dizimar, ou melhor, era para você dar tudo o que você tem de melhor no dízimo e na oferta porque este ato iria agradar tanto a Deus que ELE depois lhe sustentaria com as contas para pagar, e as dividas para liquidar... pois é melhor dever aos homens do que dever a Deus. Mas, este assunto é sobre dizimos e ofertas que depois irei elaborar um estudo a respeito!

Estamos vivendo em um mundo totalmente consumista, capitalista, individualista...se você não tem compre, compre...parcelas e parcelas, alugue e alugue, e pessoas estam ficando tão cegas e muitas vezes com dividas...as pessoas estão perdendo sua integridade na sociedade!

Mas o que é ser integro?
Conforme o dicionário aurélio ha três significados:

1 - Qualidade do que é INTEIRO: Não é pela METADE ou eu sou integro ou eu não sou integro.

2- Condição PERFEITA de uma coisa: Posso dizer RETIDÃO, ou seja, ser uma pessoa reta e não ter uma vida torta, desajeitada, mas ser integro quer dizer ser perfeito em tudo o que faz.

3- Inteireza moral, HONESTIDADE: Ser integro é ser EXEMPLAR, as pessoas tem que olhar para você e ter você como um exemplo de vida de honestidade!
Há algumas frases que eu tenho observado que está no mundo percorrendo como por exemplo:
- Não vale a pena ser honesto...
- Se o outro fez errado, deu certo e está super bem na vida, eu também vou fazer e não vai acontecer nada....
- Ah! pare de ser trocha ninguém vai ver você e ninguém irá saber....
- Tudo na vida dá para dar um "jeitinho", se descobrir ou der errado, dê um "jeitinho"...

Muitas frases estão sendo lançadas e que o mundo diz: NÃO VALE A PENA SER INTEGRO....
Mas, quero lhe dizer que, VALE SIM SER HONESTO, INTEGRO E JUSTO!

Eu sou testemunha viva disso...
Eu trabalho na farmácia hospitalar, e alguns meses atras, os meus colegas se reuniram no serviço pois não gostavam muito da minha ex-chefe, devido ela  trabalhar de forma desonesta ( A minha chefe para lucrar, comprava mercadorias com notas "fiscais frias"), e não ser tão carismática com seus funcionários. Então, os meus colegas resolveram não realizar as rotinas que ela estipulava, ou seja, era para ser conferida a validade dos medicamentos, a maioria não vazia, então, passavam meses e essas medicações eram liberadas para os pacientes...Isso para mim era um absurdo e eu não entrei no meio deste acordo que foi feito, eu sempre dizia que por mais erros que uma pessoa venha come não teria justificativas para agirmos de forma inegligente, pois no tempo exato Deus colocaria tudo no lugar...mas as pessoas não compreendiam e alguns ficaram sem falar comigo.
...Então, passaram-se meses dessa forma, até que a vigilancia sanitária chegou ao local para fazer como sempre a vistoria e pegou muitosssss erros, por fim, a farmacêutica foi presa e outras pessoas cumplices foram com ela, todos foram demetidos do emprego, mas, eu com outras duas pessoas que eram cristãs estamos até hoje no local trabalhando e fomos promovidas no emprego  para honrra e glória do Senhor...
Queridos, quando somos integros e existem pessoas em sua volta que faz tudo para tirar sua integridade, Deus coloca tudo no seu devido lugar!!!!

Quais são as vantagens de sermos integros?

Sl 37.18 - O Senhor cuida da vida dos INTEGROS, e a herança deles permanecerá para sempre.(Quando você é integro, DEUS CUIDA DE VOCÊ!)

Jó 8.20 Pois o certo é que Deus não rejeita o íntegro e não fortalece as mãos dos que fazem o mal.
(Aqueles que não são integros não tem ajuda de Deus, mas Deus nunca rejeitará o integro. Pode parecer que Deus não está vendo, mas os olhos do Senhor estão sempre atentos e ELE honrará o integro.)

Pv 10.9 Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.
(Quando somos integros andamos em paz e segurança. Agora aquele que não é integro no tempo de Deus será desmascarado)

Queridos, se tem pessoas que estam tentando te prejudicar, seja na vida ministerial, profissional, enfim...fica em paz, peça para Deus ter misericórdia e restaurar essas pessoas.
Se você tem visto pessoas em sua volta que não estão agindo com integridade, não se deixa influenciar, FAÇA A DIFERENÇA SEMPRE!!!

Seja em tudo o que fizer, dentro e fora da casa do Senhor faça tudo com INTEGRIDADE!
Pois quem é honesto tem a segurança da salvação!!!

 Quem precede com integridade viverá seguro, mas quem procede com perversidade de repente cairá. Pv 28.18




Deus abençoe grandemente
Janaina Gonçalves

Um comentário:

  1. Oi Janna, gostei demais do seu texto, realmente Integridade é algo difícil de encontrar no meio das pessoas, mas, Deus está a procura de pessoas Integras, Ele não procura pessoas inteligêntes, talentosas, que conhece a bíblia de capa a capa, que frequenta todos os cultos, orações e etc.
    Por incrível que pareça, Ele procura corações Integros, e quando Ele encontra como vc mesma disse, ELe cuida, Ele exalta no momento certo. Glória a Deus pela sua vida querida....

    Um grande abraço.

    GRacieli

    ResponderExcluir